Existe um versículo bíblico que diz que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. Este é o caso do filho de Seu Otávio e Dona Joselina, o pastor Otávio Luiz de Almeida Rendeiro, que não imaginou se tornar uma referência no Extremo Sul da Bahia pela fé, pelo agregamento na vida das pessoas e pela liderança. Mas o chamado para servir a Deus esteve presente em toda a sua trajetória.
Há 44 anos, em 1978, o jovem Otávio Luiz iniciou suas pregações do evangelho em cada igreja que recebia oportunidade. O dom era tanto que, poucos anos depois, já assumiu a direção da primeira igreja e descobriu que esse era o caminho que queria percorrer por toda a sua vida: o caminho da liderança. Neste mesmo ano em que assumiu a primeira igreja, Otávio se casou com seu grande amor, Júlia Rendeiro, e iniciou uma família estruturada e abençoada por Deus, onde encontrou o equilíbrio físico, emocional e espiritual. Assim, o jovem Otávio Luiz se tornou o Pastor Otávio Rendeiro, um homem que já estava vivendo as promessas do Senhor.
“No mundo tereis aflições”, está escrito em João 16:33, e não poderia ser diferente com o pastor. Ainda jovem, ele e sua esposa perderam um casal de filhas gêmeas por falta de recursos médicos na cidade de Rodelas. Uma dor imensurável que atingiu a vida da família Rendeiro. Mas, Deus os honrou com mais 5 filhos abençoados.
Nesta mesma cidade, em 1983, foi iniciada a construção do que viria a ser a Primeira Igreja Assembleia de Deus no local. O início de um legado que o pastor lembra com muita satisfação: “Comecei a pastorear com 23 anos, era um jovem obreiro e hoje sou um iniciante da terceira idade”, conta com alegria. Desde então, Pastor Otávio é amplamente reconhecido na Bahia com diversos prêmios, certificados, honra ao mérito e prêmio Honoris Causa, em que só é conquistado quando há trabalho humanitário.
Após início no Extremo Norte da Bahia, Pastor Otávio se mudou para Teixeira de Freitas e, hoje, são 21 anos pastoreando a Assembleia de Deus na princesinha do Extremo Sul. Atualmente, Otávio Rendeiro é Pastor Presidente das Assembleias de Deus da região e gestor da Denominação Assembleia de Deus da congregação do templo central de Teixeira de Freitas.

II CONGRESSO DE SENHORAS E SENHORES


PUBLICIDADE




Dentre os tantos feitos para o crescimento do evangelho, a gestão do presidente também conta com vários eventos como o II Congresso de Senhores e Senhoras organizado pela USADETEF e DESADETEF, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de setembro e contou com diversas palestras e louvores com um coral de mais de duas mil vozes. Emocionante!

QUANDO UM HOMEM ACEITA O SEU CHAMADO

No meio de tantas aflições causadas pela Covid-19, Pastor Otávio teve o apoio de grandes homens e mulheres que agregaram em oração e dedicação, principalmente o vice-presidente das Assembleias de Deus da região, o Pastor Geraldo, que é um braço forte nas obras das igrejas e sustentou o ministério durante 10 meses. Além dele, a diretoria da igreja, os capitães, os presbíteros, ministros, evangelistas, membros em geral e congregados, também mostraram carinho, respeito e eficiência na ausência do presidente. Por conta disso, o Pastor Otávio sempre ressalta com gratidão e alegria a presença de todos em sua vida: “Desde que retornei, estou indo para igreja de manhã e de tarde, além do círculo de oração que eu encontro à noite. Isso em agradecimento a Deus e ao reconhecimento do povo. Não posso pagá-los, por isso, vou servi-los com amor e intensidade”.
Frequentemente são promovidos eventos com muito requinte, nos quais investimentos diversos garantem conforto, bem-estar e a magnitude das celebrações e festejos para compartilhar a Palavra de Deus.
A excelência em cumprir sua missão é tanta que, em 2023, a igreja irá celebrar o Jubileu de Prata com 25 anos de envio de missionários para vários continentes. Além disso, a Assembleia de Deus será a primeira instituição da princesinha do Extremo Sul baiano, completando, em 2025, o Jubileu de Diamante. Atualmente, são 120 congregações, cerca de 70 imóveis, 60 igrejas no perímetro urbano, e um belo templo central próprio que acomoda, com superlotação cerca de 1800 a 1900 pessoas. “Nenhuma instituição nessa cidade tem 57 anos como nós já temos. Faremos 60 anos em 27 de janeiro de 2025, quero fazer uma mega festa e, se Deus me der permissão, desejo fazer uma reforma total, apesar do templo ser moderníssimo, todo climatizado”.
O Pastor Otávio, em seus 41 anos como líder, olha para trás com satisfação, alegria e muita gratidão a Deus e a todas as pessoas que fazem parte dessa caminhada. “Missão cumprida”.


PUBLICIDADE




CONTEMPLAR O MILAGRE DA VIDA

Muitas tempestades já passaram na vida do Pastor Otávio, mas, em 2020, numa pandemia mundial, ele vivenciou uma das maiores: complicações causadas pela Covid-19. Foi internado em Vitória, no Espírito Santo, em 20 de novembro, com graves consequências do Novo Coronavírus. O pulmão não respondia, a ponto de ser necessária a entubação, que durou 22 dias na UTI, aos cuidados da Dra. Ana Cláudia e da Enfermeira Bianca, pessoas das quais o pastor lembra com muita gratidão e amor: “A dra. Ana cuidou de mim com muito carinho, e também a enfermeira Bianca, responsável pela minha cicatrização, pelo seu empirismo profissional”, pontua.
Ao longo dos dias, infelizmente ocorreu uma piora no quadro do Pastor Otávio, que acarretou em um coma durante meses. Pela grave situação mundial, e pelo estado do líder da igreja, tudo parecia perdido, mas a Bíblia diz que “sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”, e o pastor acordou do coma após 4 meses. Prosseguiu na UTI ainda por 2 meses, totalizando 7 meses e 10 dias no hospital meridional do Espírito Santo.
Nesses dias de angústia, Pr. Otávio lembra com muita reflexão sobre ter nascido de novo: “Durante essa luta tive quadros clínicos complexos como 3 infecções generalizadas, fora as infecções hospitalares, fiz mais de 70 hemodiálises, tive 188 sessões hiperbárica – 1 hora e meia com tubo de oxigênio – o quadro agravou com falências renais e pulmonar, ao ponto do médico falar para minha esposa que eu não resistiria, mas a igreja orou. Pediram a Deus por mim, eu tive alta pela glória de Deus”.

ENSNA A CRIANÇA NO CAMINHO DA VERDADE: E AINDA QUANDO FOR VELHO

É necessário retornar duas gerações anteriores a do Pastor Otávio, para falar sobre o evangelho na vida da família Rendeiro. Tudo começou com o vovô Guilherme – que hoje teria 117 anos de vida se estivesse vivo, e que foi, ao longo de sua vida um homem de muita fé, um servidor de Cristo com vocacionalidade. Através dele, os pais do Pastor, Otávio e Joselina, também seguiram os caminhos do Senhor. Como poderia ser diferente quando é ensinado desde criança os caminhos da Verdade e da Vida de Jesus Cristo? Foi exatamente como aconteceu, o pequeno Otávio cresceu ouvindo a Palavra e, com o passar dos anos, se descobriu um representante da fé, um líder com empatia, esperança e perseverança.
Após adulto, para viver ao seu lado na alegria e na tristeza, escolheu Júlia como sua esposa, uma mulher linda, de fé, bondosa e gentil, que abraçou o significado de família. Como missionária, Júlia lidera o grupo feminino, promove os seminários, congressos, programações e muito mais. A pastora apoia ativamente todos os projetos do amado e, juntos, estão cada vez mais mudando a vida dos fiéis.
Do amor do casal vieram Samuel, Jôse, Talitha, Juliana e Bezaleel, também criados através da Palavra de Deus, assim como as três gerações antes deles. Mas, não para por aí, pois, como está escrito em Salmos 146:10, “o Senhor reina para sempre! O teu Deus reina de geração em geração”, e hoje são 11 netos também criados nos caminhos de Cristo.

“Há quase 41 anos casei-me com a jovem Júlia de Sales Rendeiro, foi uma dádiva que recebi, companheira em todos os momentos, tendo uma atuação fundamental para que os objetivos fossem alcançados, louvo a Deus pela vida da minha querida Julinha”


PUBLICIDADE