Colunistas

Uma nova arma contra a gorduras

20 de dezembro de 2013

foto_capsulasRecentemente descoberto, o CLA (Ácido Linoléico Conjugado) é uma designação para alguns ácidos graxos encontrados na carne e em derivados do leite. O CLA inibe o armazenamento de gordura pelo corpo, forçando o organismo a utilizar as reservas existentes como energia, fazendo assim com que você emagreça e/ou defina seu corpo.

Um grupo de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade Lund, na Suécia, descobriu que o consumo de 3,4 gramas diárias de CLA ajudou pessoas acima do peso e obesas a eliminar gordura das células ao acelerar o metabolismo muscular. Mas não houve perda de peso líquido, ou seja, funciona como construtor de musculatura esquelética, provavelmente por servir como precursor hormonal, que sabidamente é aumentada em praticantes de exercícios físicos. A lipogênese também é reduzida em usuários do CLA, pois este ácido insaturado inibe o incremento do tecido adiposo, ou seja, de gordura localizada. Como o organismo passa a formar menos gordura, então “força” o corpo a queimar as reservas já existentes (gordura localizada), fazendo assim que você diminua o percentual de gordura e ganhe mais rapidamente a definição do músculo.

graficoCaso outras pesquisas continuem confirmando os efeitos do CLA, este suplemento poderá ser útil a milhões de pessoas que estão com excesso de peso e com risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas, certas formas de câncer, pressão sanguínea alta e diabetes tipo dois.

De acordo com um dos autores da pesquisa, Jan Wadstein, as pessoas que tomaram CLA também tiveram reduções nos níveis totais de colesterol e do LDL (o colesterol “ruim”). Os níveis de HDL, ou colesterol “bom”, também caíram, mas a relação geral de LDL e HDL permaneceu a mesma.

Apesar de o CLA ser um ácido graxo encontrado em produtos derivados do leite, carne de aves e ovos, é difícil consumir a quantidade satisfatória de CLA com alimentos. O recomendável é a dose de três a seis gramas ao dia, durante as refeições.

[bannergarden id="1"]
[bannergarden id="2"]
[bannergarden id="3"]
Edição Digital

Autoconhecimento

Direção Executiva
Lucinha Longo - 73 9979.5050

 

Direção Administrativa
Antônio Silva 73 9983.8175

Rua Frei Benjamim, 151 - Recanto do Lago - CEP: 45996-016 - Teixeira de Freitas - Bahia - Email: revistaorigem@yahoo.com.br - Tel.: 73 3291.9805