Cidades > Ibirapuã > Notícias

Ibirapuã: da saga da madeira ao progresso atual.

20 de dezembro de 2013

A vocação progressista de Ibirapuã passou pelos tempos da extração madeireira, até chegar às conquistas da atualidade
ibi-02

Emancipada em 1962 de Caravelas, a cidade de Ibirapuã encanta com suas belezas naturais como a Cachoeira Numerada, formada pelo Rio dos Patos, cuja denominação se deve a uma data gravada na parte lateral de uma pedra existente no local.

ibi-03

O município é composto pelos distritos de Vila Portela, Vila Capixaba, Juazeiro e Sede. O primeiro povoamento, onde hoje se ergue Ibirapuã (que em tupi-guarani significa “madeira dura”), ocorreu na segunda metade do século XIX, quando da construção da ferrovia Bahia-Minas, fonte de tantas lembranças para as comunidades envolvidas. O extrativismo vegetal, principalmente da madeira de lei, atraiu colonos alemães e aventureiros das Minas Gerais, aumentando a população da localidade.

ibi-04

Atualmente, Ibirapuã tem na agropecuária a sua principal fonte econômica. Tanto que, graças à parceria entre prefeitura e Sindicato Rural Patronal, é realizada todo ano a Festa dos Vaqueiros, que consta de provas de tambores e balizas, de rodeios, da apresentação de bandas e trios e da escolha da Rainha dos Vaqueiros.

ibi-01

A festa – que é uma boa oportunidade de todos se divertiram e se orgulharem da terra natal – atrai visitantes de diversas cidades da região. Além das provas típicas, o público dança ao som de bandas conhecidas. Assim, a população demonstra a alegria de participar de um acontecimento tão peculiar aos ibirapuenses.

ibi-05

Alguns meses antes da Festa do Vaqueiro, as pessoas se encontram para celebrar a emancipação da cidade. Trata-se também de uma oportunidade para expressar o amor por Ibirapuã. Foi assim na comemoração dos 49 anos da emancipação política. Melhor ainda quando, além da festa, houve o anúncio de novas conquistas sociais.

Dessa vez, o poder público inaugurou a iluminação pública na entrada da cidade, inclusive com a plantação de várias palmeiras. Uma iniciativa que deixou a cidade mais bela e segura.

ibi-06

Na ocasião, houve também a entrega da pavimentação das ruas Laranjeiras, Pedro Manso Cabral, além da reestruturação da Praça Humberto Guedes.

ibi-07

O gestor público ainda fez um balanço das diversas obras concluídas e as que ainda serão realizadas, para a imensa alegria dos presentes.

Obra importante, anunciada pelo poder público, será a reforma do Centro de Saúde Isaura Chácara (CSIC), que, após a reforma e a ampliação, vai funcionar também como casa de parto normal e sala de estabilização.

Com investimento em torno de R$ 150 mil, já assegurado e depositado na conta da prefeitura, o sonho está se tornando realidade e, nos próximos meses, a unidade de saúde será entregue à população.

Além do centro de parto, o pronto-socorro ganhará uma estrutura melhor de atendimento, aumentando o número de consultórios para oferecer outras especialidades, como a unidade de fisioterapia com campo La, espaço feminino e masculinibi-08o, para trabalhar e ter uma melhor comodidade e mais espaço para os equipamentos, pois, atualmente, a unidade funciona em um PSF improvisado.

Uma nova estrutura, com equipamentos e profissionais adequados, vai fazer dessa unidade de saúde muito melhor do que tem sido. Estruturando com equipamentos de urgência emergência, equipamentos para atender às gestantes e às crianças durante e depois do parto, com mais profissionais qualificados na área de enfermagem. Todo esse esforço é para oferecer mais qualidade de vida à população.

[bannergarden id="1"]
[bannergarden id="2"]
[bannergarden id="3"]
Edição Digital

Autoconhecimento

Direção Executiva
Lucinha Longo - 73 9979.5050

 

Direção Administrativa
Antônio Silva 73 9983.8175

Rua Frei Benjamim, 151 - Recanto do Lago - CEP: 45996-016 - Teixeira de Freitas - Bahia - Email: revistaorigem@yahoo.com.br - Tel.: 73 3291.9805