Destaque > Notícias > Política

APES elege diretoria para o próximo biênio

19 de dezembro de 2013

apes01

A APES – Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia – foi fundada com o intuito de fomentar, incentivar e proteger o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, sendo formada pelos municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebí, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. Através da promoção de eventos e encontros, vem atingindo seu objetivo de unir cidadãos e entidades em prol do bem comum.

apes02A eleição para presidência, realizada na tarde de 16 de janeiro no espaço para eventos do SP Rancho, foi prestigiada por representantes dos 21 municípios. A chapa 1 foi composta por Beto Pinto, prefeito de Medeiros Neto, João Alberto Viana Amaral, prefeito de Prado, Edvaldo Carvalho dos Santos, prefeito de Ibirapuã, Manoel do Carmo Loyola Paixão, prefeito de Jucuruçu, e Adalberto da Rocha Nonato, prefeito de Vereda. A vitoriosa chapa 2 trouxe como presidente Carlos Robson Pereira da Silva, a vice-prefeita de Eunápolis Maria Menezes, o prefeito de Alcobaça Leonardo Coelho Brito, o tesoureiro da chapa e prefeito de Mucuri, Paulo Alexandre Matos Griffo, o prefeito de Itabela Osvaldo Gomes Caribé e o prefeito de Guaratinga, Ademar Pinto Rosa.
Realizações que fazem a diferença

apes03O prefeito de Nova Viçosa, Carlos Robson Pereira da Silva – eleito pela segunda vez presidente em uma emocionante e acirrada disputa – trouxe diversos avanços e parcerias com governantes do âmbito estadual e federal. Em seu mandato anterior, com duração de 1 ano e dois meses, foi implementado o Diário Oficial do Sul da Bahia, uma das mais importantes realizações da APES, com a função de divulgar, de forma transparente, as publicações dos municípios. “Operacionalização dos Sistemas Corporativos do TCM” foi um dos importantes cursos ministrados através da instituição, além de diversos seminários e palestras que trouxeram conhecimento e capacitação à comunidade. A Conferência das Cidades, evento de grande importância, foi considerada a maior do interior da Bahia quando realizada pela APES, perdendo apenas para Salvador em tamanho e representatividade.

 

apes04Voltada também para a preservação do meio ambiente e recursos naturais, a entidade criou uma grande área de preservação no extremo sul, que engloba o Arquipélago de Abrolhos e municípios como Guaratinga, Itapebi, Caravelas, Porto Seguro e Mucuri. Apesar da grande visitação e apelo turístico dos locais, ainda não havia uma reserva instituída para a manutenção da fauna e flora nativas.

Seu principal feito, entretanto, foi conseguir traçar um objetivo claro para a APES, unindo os participantes e ampliando seu alcance. Quando de sua criação, contava com apenas 9 municípios associados, hoje todos os municípios da região fazem parte deste que é um dos mais importantes e dedicados grupos políticos do Estado.

O presidente Carlos Robson destacou, em seu discurso de posse, que a meta para este biênio é minimizar as dificuldades de cada uma das cidades e distritos, verificando quais são as prioridades e necessidades que podem ser amenizadas ou sanadas através da atuação da APES.

[bannergarden id="1"]
[bannergarden id="2"]
[bannergarden id="3"]
Edição Digital

Autoconhecimento

Direção Executiva
Lucinha Longo - 73 9979.5050

 

Direção Administrativa
Antônio Silva 73 9983.8175

Rua Frei Benjamim, 151 - Recanto do Lago - CEP: 45996-016 - Teixeira de Freitas - Bahia - Email: revistaorigem@yahoo.com.br - Tel.: 73 3291.9805